terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Ah, é tão caro

De vez em quando, não é todos os dias nem sequer todas as semanas, mas de vez em quando lá surge a frase, qual fatalidade:
- Ah, é tão caro.
Não querendo generalizar, e falando apenas da experiência que tenho nesta loja, quase sempre vem de grupos de senhoras mais velhas que viajam em excursão:
- Ah, isso é caro.

Pois é. E que dizer...se calhar nada, é ouvir e calar.Porque de facto é.
Para dar um exemplo de um pacote de bolachas artesanais, são obviamente mais caras aqui do que num qualquer supermercado (onde nem há bolachas artesanais, por isso é duplamente injusta a comparação)
Porque eu compro pequenas quantidades, não tenho poder para negociar com o produtor por isso mesmo. Pago aquilo que o produtor define como justo.

Fica mal a quem diz. Penso eu. Mesmo que o pense, porque obviamente já me aconteceu também a mim, fica mal essa frase em alto.
Houve uma vez que uma senhora me pediu um desconto na compra de um iman. E eu disse que em um iman era impossível fazer desconto. E comenta ela para a amiga:
- Ah, vejam só, é por causa disto que este país está como está. Preferem não vender do que fazer um desconto...
Um iman! Volto a dizer...

Eh pá, pronto, e ficámos assim, é ouvir e calar porque não há argumentos possíveis.

Fico a pensar para comigo, para apaziguar o incómodo: Eu tenho uma mercearia, não tenho um supermercado. É minha (e do banco vá) e não de um qualquer barão das vendas de retalho, Não sou responsável pela ruína de nenhum produtor, muito pelo contrário. Eu tenho uma loja linda que não é igual em mais lado nenhum. E fica em Marvão e não numa qualquer zona industrial.
Ai, ai...

2 comentários:

  1. Então.... sei bem o que é ouvir esse tipo de coisa...torna-se ridículo por vezes! Mas talvez pior que isso é ouvir o que eu ouvi numa feira de artesanato no Verão passado "Ah isso é muito caro...na Primark há igual e mais barato". Até parece que na Primark há peças artesanais...A vontade de resposta é sempre muita mas quando se lida com o público nem sempre podemos responder aquilo que merecem... isso de pedir desconto são aqueles chicos-espertos que acham que se trabalha de graça... é pena é que não se compreenda a diferença entre artesanal e industrial feito em série e a diferença entre grandes lojas e lojas de comercio tradicional...

    ResponderEliminar