quarta-feira, 18 de abril de 2012

Os Japoneses, esse estranho povo


Chegam quase sempre em excursão. São clientes da Pousada e durante dois dias ficam em tudo o que é canto, a pintar Marvão.
Vêem específicamente para pintar, e Marvão para isso, é um maravilhoso cenário.

São extremamente educados, delicados. Não fazem barulho, pedem licença para tudo, sorriem sempre.
Entram na loja e dizem Konnichiwa (bom dia) e normalmente compram postais.

A excursão que chegou ontem à tarde cumpre todos estes preceitos mas acresce mais um: muitos japoneses vêem de máscara.
Sim, de máscara, aquelas máscaras da gripe A.

E eu penso cá para mim: para quê meu deus? Então esta gente vem de uma terra super industrializada e por isso naturalmente poluída, passaram por um terremoto, tsunami e quase desastre nuclear e acha que vem apanhar doenças a Marvão?

Em Marvão? Marvão do ar puro e limpo? Aiiiiiii eu.....

Uma das "clientes mascaradas" de hoje foi engraçada: Entrou e amiudou tudo, escolheu postais, um caderninho, uma ocarina e depois engraçou com as bolachinhas de Sousel.

Falava super baixinho, num inglês macarrónico.Perguntou sobre as bolachinhas.
E tinha a máscara na cara! Eu percebia lá o que ela queria!
De repente lembrei-me: tradutor google. E lá fui eu...

Querem ver o resultado:

Bolachinhas de Aveia = オートミールクッキー

Venda feita, a japonesa faz uma pequena vénia.
Arigatô digo eu!
Ahhh (de espanto) faz ela

Sim, querida japinha, eu não só não tenho doenças como também sei umas palavrinhas de japonês!

4 comentários:

  1. :)) Catarina, eu penso que ela é que tem gripe e não quer pegar a ninguém...

    ResponderEliminar
  2. Na Coreia é para não se bronzearem, usam máscaras e bonés com grande pala. Parece que lá only very white is beautiful.

    ResponderEliminar
  3. O que destaco nos japoneses é a simpatia contida e a educação e civismo.

    ResponderEliminar