quinta-feira, 1 de março de 2012

Os queijinhos do avio

Entra o Sr. S. com uma dúvida acerca do Arquivo Municipal de Marvão (no comments...)
Repara nos pesos que eu tenho aqui em exposição e diz-me que ainda tem guardado em casa pesos pequenos (onças=60 gr) da antiga loja do pai.
- Ai o pai tinha uma Mercearia?
- Sim, lá em Campo Maior. Sextas feiras era o dia do avio. Vinham os trabalhadores rurais abastecer-se de mercearias e muitas vezes pagavam com o avio.
- Com o avio? Como era isso?
- Os trabalhadores recebiam o salário em género. Pão e queijinhos de ovelha, por exemplo. Depois vinham à mercearia e trocavam queijos por outros alimentos que precisavam.
- Não me diga, e a loja depois vendia os queijos?
- Sim, ou então eram para consumo próprio. Ainda hoje ao falar para a minha mulher quando vamos às compras e encontro queijinhos de ovelha, lhes chamo os queijos do avio.
Assim era o Alentejo dos anos 40/50

Sem comentários:

Enviar um comentário