sexta-feira, 23 de março de 2012

O ceguinho

Era um cão mas parecia um coelhinho sempre aos saltos.
Era um cão e era um sobrevivente.
Bonito ou apenas patusco, conforme que olhos o viam
Era um cão mas ele não via ninguém, era cego.
Chamava-se Pacho, eu chamava-o ceguinho.
No tempo em que os donos moravam em Marvão, o ceguinho parava muito pelo Largo do Pelourinho. Por vezes, quando eu chegava de manhã, ele andava por lá mais a Mimi, a mãe. Esperavam a dona que bebia café com as colegas no Sr. Fernando.
E por vezes depois do almoço, eu fazia a rua do Relógio e encontrava-o já na esquina.
O ceguinho teve muita sorte com os donos que lhe calharam. Tratavam-no bem, tornaram-no um cão independente, com toda a certeza feliz.
Apesar de cego, não andava à trela, explorava a vila à vontade, como qualquer animal deve poder fazer.
Não dava mão, ou seja, não me deixava fazer-lhe festas, com uma desconfiança natural. Arranjou uma forma engraçada de andar por aí, uma mistura de tacto (ou seja, com as patinhas), a audição e o olfato. Andava aos pulinhos, tateando, farejando, explorando.
Agora que penso nisso, Marvão é uma terra boa, também para os cães.
O Popov, a Nina, o Boris, o Scott, o Sebastião, o Lucas e todos aqueles de que não me lembro o nome, têm donos que os cuidam. Há excepções, claro, infelizmente.
Sim, eles sujam as ruas, e ladram de vez em quando, fazem-nos esperar quando não se desviam dos carros e assustam aqueles que não gostam de cães*
Mas são de facto os nossos melhores amigos. Desinteressados, fieis, carinhosos. Ficam felizes com tão pouco....
O ceguinho já morreu. Deu-me saudades quando vi a foto que a dona dele colocou ainda à pouco no facebook. Deu-me saudades de o ver por aí a saltitar, na vinda do almoço.
* já ouvi a alguém e acredito ser verdade, quem não gosta de cães não pode ser uma boa pessoa.

5 comentários:

  1. O Link, o Pequenino, o Cácá,o Óscar, os cães de Marvão.

    ResponderEliminar
  2. Tivemos muita pena que tenha falecido pouco tempo depois de nos termos mudado de Marvão para a Escusa.
    O nosso Pacho era um cão muito especial, quando descobrimos que era cego fiquei um pouco apreensiva em ficar com ele, mas já tinha os olhos abertos para o mandar abater, ao principio o meu marido não queria ficar com ele,a minha filha quiz ficar come ele e que havia de ser um cão normal a maneira dele, acabou assim por ficar na nossa casa,o Pacho tinha uma paixão pelo meu marido.

    ResponderEliminar
  3. Os bichos são maravilhosos por isso desconfio das pessoas que não os tratam bem.

    esse tem uma beleza muito própria... mas é girérrimo!

    ResponderEliminar
  4. Concordo contigo.... Tambem eu tenho uma pena imensa dos animais.....

    ResponderEliminar